O DESAFIO DO MINISTÉRIO PASTORAL

INTRODUÇÃO

Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos (Pv 27.23). Esse texto define pontualmente o que DEUS espera daqueles a quem Ele chamou para o ministério pastoral. 

SER PASTOR É NÃO TER DESCANSO NUNCA

É estar disponível a todo o momento. Paulo resume o cuidado pastoral com as seguintes palavras aos gálatas e também aos coríntios: Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós (Gl 4.19). Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo; Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? (2Cor 11.2,28,29).

Basta que leiamos Ezequiel, capítulo 34, o texto completo compreende os versículos de 1-23. Esse capítulo traça um quadro vivo do trabalho pastoral, do que se espera de um pastor. As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza (Ez 34.4).  Então, para saber o que o SENHOR espera dos seus ministros leia o texto de forma positiva: A que está fraca fortaleça, a que está doente cure, a quebrada ligue, a desgarrada torne a trazer, a perdida busque; e não domine sobre elas com rigor e dureza.  

Ser pastor é um desafio além das forças e capacidades humanas entretanto o SENHOR é quem nos capacita. Ele mesmo opera em nós o querer e o efetuar (Fp 2.13).
Ser pastor é estar pronto para servir a DEUS na sua igreja que Ele mesmo resgatou com o seu próprio sangue (At 20.28). 

COMO UM PASTOR EXERCE O SEU MINISTÉRIO

Questões espirituais encontram respostas de igual valor nas Sagradas Escrituras. Paulo, o apóstolo, nos oferece modelos na sua fala como também nas suas atitudes. 

OBSERVE CADA PALAVRA EM DESTAQUE 

Atos 20.17 E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da igreja. 18 E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós, 19 Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; 20 Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, 21 Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. 26 Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. 27 Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. 28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

O pastor aprovado por DEUS será aquele que insistentemente buscar do ESPÍRITO SANTO ajuda para cumprir com fidelidade o seu ministério. No final do seu ministério Paulo afirmou que havia combatido o bom combate e que igualmente havia concluído a sua carreira, isso é o seu ministério (2Tm 4.6-8).

Um pastor deve pregar a palavra sempre, esse é o seu ofício. Que pregues a palavra , instes a tempo e fora de tempo , redarguas, repreendas , exortes , com toda a longanimidade e doutrina (2Tm 4.2).

CUMPRE O TEU MINISTÉRIO

Cumpra o teu ministério. Essa foi a exortação final de Paulo ao pastor Timóteo (2Tm 4.5). Há uma antiga canção evangélica que diz: Posso tendo as mãos vazias ao SENHOR me apresentar...(Hino 16 da HC) 

O DESAFIO DE SER PASTOR

Que grande privilégio, o ser pastor! E como pastor, que grande privilégio, o alimentar as ovelhas do Senhor com o alimento espiritual da Palavra de Deus. A responsabilidade é na proporção do privilégio. Que desafio, que grande responsabilidade a do pastor!

1. O desafio de conhecer as ovelhas;

2. De responder às suas questões;

3. De falar sobre seus problemas; 

4. Suas necessidades. 

O desafio de dar o alimento que as ovelhas precisam. A incapacidade do pregador em oferecer os alimentos que as ovelhas precisam irá enfraquecê-las, espantá-las do aprisco, desanimá-las, torná-las improdutivas.

Finalmente em todas as coisas o pastor é chamado a ser modelo, para a igreja e exemplo para o mundo Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. (Tt 2.7,8).

AMÉM.
________________________________________________________________________________
Pr. Robespierre Machado - mensagem pregada na ordenação da irmã Miriam Rios ao ministério pastoral em 17 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário: