BÍBLIA SAGRADA - DOZE CAPÍTULOS QUE DEVEMOS CONHECER BEM

Os capítulos da Bíblia não são iguais em riqueza e importância para os cristãos de nossa época. Existem centenas deles, entre os 1189, que são de valor incalculável para o estudo. 

Os doze capítulos que menciono abaixo são, em minha opinião, os de maior importância para o crente, e os apresento na ordem que considero de mais interesse (grupo A). 

Podemos estudar estes doze, primeiramente, não empregando mais que uma semana em cada um. Haverá outros que o leitor preferirá estudar, e que já deve ter relacionado em sua leitura diária. No grupo B, apresento sugestões de outros trechos, para alguém que não escolheu seus próprios capítulos.

Grupo A: Efésios 5; Gálatas 5; João 14,15,16,17; Romanos 6,8,12; 2 Timóteo 2; Efésios 4,6.

Grupo B: João 1,3,4,5; Mateus 5, 6,7,13,24,25,26,27,28; João 11,12,18,19,20,21; Atos 2,3; 1 Coríntios 6,15; 2 Coríntios 4,5,6; Provérbios 3;
Salmos 1,27,37.

COMO ESTUDAR UM CAPÍTULO

Toda a Bíblia é "útil", contudo, algumas passagens são mais proveitosas que outras. Como em qualquer outro livro, precisaremos ler alguns capítulos apenas uma ou duas vezes, mas outros deverão ser lidos com mais freqüência até que se tornem parte de nós. Assim também é como o estudo da Bíblia. Alguns capítulos precisam ser lidos apenas uma vez, e já enxergamos onde é que se encaixam no todo desta biblioteca de Deus; mas outros precisarão ser analisados mais demoradamente, para que os entendamos bem.

Não é difícil fazer a análise de um capítulo, mas geralmente toma tempo. Temos que ler o capítulo todo pelo menos dez vezes. Depois disso é que começamos a ver o verdadeiro objetivo da passagem. As perguntas seguintes nos ajudarão a entender melhor cada capítulo estudado.

1. Qual é o assunto principal?

2. Quem são as pessoas principais?

3. Que é que o trecho diz a respeito de Cristo?

4. Qual é o versículo-chave ou principal?

5. Qual é a lição central?

6. Quais são as principais promessas?

7. Quais são os mandamentos principais?

8. Qual o erro que devo evitar?

9. Qual o exemplo que ele apresenta?

10. O que há neste capítulo que eu mais preciso aplicar em minha vida?

RESUMO DO CAPÍTULO

Depois que respondemos as perguntas acima, passamos a fazer nosso próprio comentário do capítulo. A esta altura já deveremos conhecê-lo tão bem, que seremos capazes de escrever um resumo do capítulo todo em quatro ou cinco sentenças. Isto feito, estamos prontos para fazer o esboço.

ESBOÇO DO CAPÍTULO

As melhores versões bíblicas já simplificaram bastante o processo de esboçar os capítulos, pois os dividem em parágrafos. Como veremos, esta prática de estudar parágrafos, isto é, de dividir cada parte do capítulo em pontos principais, poderá ser feita facilmente com grande proveito.

É possível que nossa própria divisão de capítulos não coincida com a da publicadora. Neste caso, devemos lembrar-nos de que a Bíblia não foi escrita originalmente com separações e parágrafos, portanto a nossa divisão pode ser tão certa quanto qualquer outra. O processo de se fazer um esboço é relativamente simples, depois que descobrimos os parágrafos-chave, que serão os pontos designados com algarismos romanos. Depois que isso já está determinado, podemos concentrar-nos nos subpontos.

Para o estudo de cada parágrafo existem dois tipos de análise das subdivisões que muitos dos estudiosos da Bíblia gostam de considerar detalhadamente. Uma é a análise do verso. A Bíblia contém muitos versículos importantes, que merecem um estudo mais acurado, e que nos trarão grande inspiração e bênção espiritual.

Outra maneira de fazer o estudo do parágrafo é analisar as palavras, procurando a origem delas num dicionário grego ou hebraico. Depois, procuramos o primeiro texto em que o vocábulo aparece, e, partindo daí, analisamos seu emprego nas Escrituras. A Bíblia contém milhares e milhares de palavras, em nossas versões modernas. Portanto, nunca ficaremos sem material para este tipo de análise.

Depois que preenchemos o questionário de análise de capítulo, devemos colocar a folha no colecionador, numa divisão especial para capítulos. Mais tarde, nós o revisaremos algumas vezes e isso nos ajudará a fixar na mente a verdade básica do texto. Após vários anos de experiência como professor, estou convencido de que revisão é uma prática essencial para a memorização do estudo.

Essas revisões periódicas auxiliam grandemente na retenção daquilo que aprendemos. A mente é um maravilhoso mecanismo condicionável – e o melhor condicionamento que podemos utilizar é "renovar a mente" com a Palavra de Deus – e é por isso que nós a possuímos.

FONTE: Como Estudar a Bíblia Sozinho - Tim La Haye

Nenhum comentário: