Allen Yuan


Hb 11.36-38 E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. 37 Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados 38 (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.

Salvo pela Graça

Yuan Xiangchen ou simplesmente Allen Yuan nasceu em 1914 em uma família de classe média em Bengbu, Anhui. Quando ele tinha sete anos, seu pai o mandou para uma escola cristã. Lá ele teve a oportunidade de ouvir os sermões por Wang Mingdao, mas ele não acreditava em Deus. Ele pensou muito sobre as questões da vida e procurou desesperadamente em vão obter respostas. Uma noite, em 1932, iluminado por Deus, confessou seus pecados e teve uma nova vida em Cristo. Depois disso, ele fervorosamente compartilhou o evangelho com seus colegas de classe e vizinhos. Deus deu-lhe uma paixão pela pregação, tornando-se evangelista. 

Respondendo ao chamado de Deus


Quando ele estava no segundo ano na escola, aos vinte anos de idade, ele deixou os estudos para assumir o chamado de Deus para ser um pregador. Sua decisão foi recebida com forte oposição de sua família. Ainda assim ele se inscreveu para o curso de teologia no Seminário Teológico Extremo Oriente. Durante esse tempo, ele também participou de reuniões de estudo bíblico realizado pelo evangelista renomado John Sung, que melhorou substancialmente sua vida espiritual. Após a sua graduação, ele serviu na igreja Tianjin e em 1938 se casou com Alice Yuan. Em 1940, seguiu um pastor americano para servir nas aldeias em Hebei. A guerra sino-japonesa veio em seguida, e como as pessoas não estavam sentindo paz em seus corações, muitos foram receptivos ao evangelho durante as turnês evangelísticas.


Conversão de toda a família


Durante a ocupação japonesa, o pastor e sua família foram trancados em um campo de concentração. Mas Yuan continuou com seu ministério, a partir de uma convicção de que Deus queria que ele fosse trabalhar nas aldeias. Seu serviço estava em um estágio de maturação entre 1942-1945. Ele encontrou o caminho inspirado por Deus para pregar: não confiar em ninguém, qualquer organização, mas confiar em Deus somente. Em 1946, sua mãe estava seriamente doente e ele retornou a Pequim com sua esposa e filho. Durante 13 anos, ele estava orando pela salvação de sua mãe. Durante seu período de doença, sua mãe recebeu a cura de Deus e, como resultado, converteu-se. Yuan, em seguida, percebeu que Deus havia usado os sofrimentos de sua família como forma de abençoá-los em seguida.


Baseando-se somente no Senhor


“Depois que os japoneses se renderam em 1946, o pastor Solvoll o ajudou a começar o trabalho em Beijing. Nós alugamos um lugar e demos início a uma igreja sem membros. Como o Exército da Salvação, nós tínhamos as reuniões nas ruas. Três vezes por semana nós batíamos os tambores para dar início às reuniões. Muitos vinham e entregavam panfletos. Tínhamos um batismo por imersão no verão e testemunhávamos de 20 a 50 pessoas batizadas a cada ano.


Yuan queria levar sua família de volta para as aldeias, mas parecia inviável com a mudança na situação política. Ele pediu que Deus mostrasse a Sua vontade. Deus lhe ensinou a esperar Nele. Ele aprendeu a lição de esperar com paciência. O mais importante foi que ele estava servindo a Sua vontade. 


Mais tarde, ele conheceu um pastor norueguês das Assembleias de Deus. Juntos, eles montaram uma igreja urbana, mas quando soube que iria ser ordenado parou a parceria, independentemente da dificuldade financeira que isso poderia custar. Ele insistiu em contar com suprimentos de Deus sozinho e não fazer parte de qualquer organização. Ele formou uma igreja, organizando reuniões em sua casa. Em 1947, a sua igreja doméstica tinha mais de 200 cristãos.

A prisão

Em 1949 após a liberação da China não podíamos mais ter reuniões nas ruas ou pregações pelo rádio. O novo governo regulamentou que a Bíblia só poderia ser pregada dentro das igrejas. Todos os missionários se retiraram e muitas propriedades da igreja ficaram vazias. Por volta de 1950 o Movimento Patriótico (Three Self Patriotic movement; TSPM) começou. Era encabeçado pelo Departamento de Assuntos Religiosos do governo que controlava todas as atividades religiosas. A ideia era que todas as organizações, religiosas ou seculares, tinham que ser lideradas pelo partido comunista. Cristo é a cabeça da igreja e a Igreja como virgem não pode aliar-se com o mundo. Nós por esta razão recusamos a concordar.

O senhor Wu Yao-zong, um graduado do Seminário Teológico de Nova Iorque, era o secretário chefe da Associação Cristã de Moços (ACM). Denominava-se cristã, mas sua lealdade estava com o Partido Comunista. As pessoas na ACM eram modernistas e não evangélicas. Em 1950 em Beijing tinha mais de 60 igrejas de diferentes denominações. Todas as igrejas recebiam ajuda de fora ligadas a TSPM. 

Em Beijing tinham 11 pregadores que se recusaram a unir-se ao movimento, incluindo Watchman Nee, Wang Mingdao e eu. Reunimos e decidimos que havia três razões para não nos ligar ao movimento. Primeiro, nós éramos independentes e não recebíamos nenhum suporte do estrangeiro, nós pagávamos nosso próprio aluguel e custos. Segundo, não nos colocaríamos em jugo desigual com descrentes (2Co 6.14). Terceiro, acreditávamos que religião e política deveriam ser separadas. Com o TSPM, a igreja se tornaria um instrumento do governo, liderado pelo Partido e pelo Departamento de Assuntos Religiosos.

Como conseqüência da recusa, onze de nós fomos presos, um após o outro, começando em 1955. Wang Mingdao e eu pegamos prisão perpétua. Fui preso em 1958 com 44 anos, deixando para trás minha esposa, seis filhos pequenos e minha mãe. Durante os 22 anos de prisão, minha esposa sofreu inúmeras necessidades para criar as crianças. Fui mandado para a prisão em Heilongjiang perto da fronteira com a Rússia. Eu não recebi as cartas da minha família por dez anos. Era extremamente frio no campo de trabalho, que era pesado e a comida escassa. Apesar de estar magro, voltei vivo enquanto muitos outros morreram. Por 22 anos eu fiquei sem Bíblia, e não encontrei com cristãos.

Despedindo-se de sua mãe, esposa e seis filhos, ele começou seus 21 anos e 8 meses de prisão. Desses anos, 16 anos foram gastos em uma cela gelada no nordeste da China. Apesar do ambiente hostil, o clima frio e as nove horas de trabalho físico a cada dia, com a proteção de Deus, ele ficou doente apenas uma vez, com uma pequena gripe. Ele considerou o que aconteceu como a vontade de Deus. Ele cedeu a ser preso, sem duvidar ou abandonar Deus. Passou os quase 22 anos de prisão sem ver uma Bíblia. Quando deixou a prisão, ele estava saudável, mostrando mais uma vez a grande obra de Deus sobre ele. Yuan também tinha certeza de que as mãos de Deus o havia protegido durante a Revolução Cultural Chinesa (1966), exatamente no período em que esteve preso. 


Longos anos na prisão

Durante aqueles longos anos, duas canções me encorajaram: uma do Salmo 27 e a outra era ‘a velha e Rude Cruz’. Diz para sermos servos de fé e seguir a cruz, era o que eu queria fazer. Tínhamos que trabalhar nove horas por dia. Muitos iam para dentro das celas para fumar no intervalo. Como eu não fumava, eu costumava ficar fora cantando em repetição aqueles estribilhos.

Os anos iam passando e a esperança de liberdade era pouca. Quando Deng Xiaoping estava no poder houve algumas mudanças na política. Havia gente demais na cadeia e isso pesava muito. Foi decidido que pessoas acima de 60, que estivessem há mais de 20 anos presas seriam libertadas. A razão era que acima de 60 anos não trabalhariam por muito tempo e 20 anos foi considerado tempo suficiente para reformar a mente das pessoas tornando-as inofensivas para a revolução. Wang Mingdao e eu fomos incluídos nessas condições e libertados. Finalmente deixei a prisão em dezembro de 1979 depois de 21 anos e 8 meses.

Recuperando a liberdade

Fui solto em regime condicional, sem os direitos de um cidadão, por dez anos, os quais fiquei em Beijing, pois não tinha liberdade para viajar. Naqueles dias as pessoas vinham todos os dias fazer perguntas. Eu passava muito tempo compartilhando sobre Jesus e minha esposa cozinhava durante todo o dia entretendo visitantes. Começamos um estudo bíblico e mais tarde uma congregação. Pessoas vinham de lugares da China e do estrangeiro. Gravamos fitas de ensino e pregações porque não tínhamos Bíblias. Distribuímos centenas de fitas para serem usadas nos cultos. Compramos um vídeo cassete mais tarde, que é muito útil para edificação e pregação, especialmente no interior. Muitos assistiram ‘A Vida de Jesus’ e choraram. Temos muita necessidade de DVDs de Histórias da Bíblia e pregações em mandarin.

Apesar de seus 60 anos, ele insistiu em servir ao Senhor, espalhar o evangelho e distribuir Bíblias e materiais cristãos. Sua casa era um lugar de encontro para muitos crentes. Inicialmente, ele pensou que tinha perdido mais de 20 anos, sem perceber que os caminhos de Deus foram maiores que o dele. Nos mais de 20 anos desde a sua libertação da prisão, Deus o usou para conseguir muito mais do que aquilo que ele tinha conseguido há duas décadas. Todos os anos, batizava cerca de 800 pessoas que se convertiam em suas igrejas domésticas.

Meu trabalho atualmente é principalmente com igrejas nos lares. Existem dois tipos: as registradas com o governo e as não registradas. Com nossas muitas limitações, a Palavra de Deus está avançando e salvando muitos, principalmente em Henan, Zhejiang e províncias de Fujian. O distrito de Wenzhou por si só tem mais de 600 mil cristãos.
Eles têm os sinais e milagres como nos dias dos apóstolos. Eu sou agora (2002) um homem velho de 88 anos e minha mulher, que nasceu em 1919, está com 83. Vivemos cada dia querendo trabalhar para Ele, até que Ele retorne. Como você sabe, Ele virá em breve. Se vier hoje, estou completamente preparado, pois todos nós temos que prestar contas.

Muitos amigos me perguntam como podem ajudar a igreja chinesa. A resposta está nesta única palavra: ORE! Primeiro, por favor, ore pelos milhões de chineses que continuam como ovelhas perdidas. Segundo, ore pelos novos convertidos e pessoas que demonstram interesse. Precisam de graça e crescimento para serem edificados no Corpo de Cristo, para permanecerem firmes contra a perseguição. Temos muita necessidade de pregadores e pastores na China. Nós agradecemos àqueles que oferecem suas vidas para o serviço no interior e para as rádios fora da China. Terceiro, por favor, orem pelos líderes da China (Pv 21.1). Ore pela abertura da China, assim como da Rússia e leste europeu. Deus irá responder nossas orações pela China, como terá também misericórdia dessa grande população mandando o maior avivamento do mundo.”

Com o Senhor
Em 16 de agosto de 2005, Yuan Xiangchen ou simplesmente Allen Yuan um dos fundadores do movimento das igrejas domésticas na China, voltou para o Senhor no Hospital Beijing Friendship, com a idade de 91 anos, após uma vida dedicada à pregação do Evangelho e distribuição de bíblias. 

Antes de sua morte, ele chamou os fiéis a orar pelos líderes do governo, as almas perdidas e aqueles que foram convertidos e batizados. Ele e seus ensinamentos baseados na Bíblia são profundamente sentidos ainda hoje pela igreja chinesa. Ele viveu a vontade de Deus em sua vida, seguindo o estilo de Cristo, sendo fiel e submisso à vontade do Pai Celestial.


Ele deixou um legado que jamais será esquecido pelos cristãos chineses e de todo mundo.  


Fontes: Lagoinha; Blog Uma Nova Consciência.

Nenhum comentário: