ANO NOVO

Logo será a festa de Ano Novo. Assim como no Natal foram gerados intensos debates sobre a natureza, origem e legitimidade da festa penso que nas celebrações de Ano Novo não será diferente dada a natureza pagã da mesma na sua origem, por isso trago a esse momento de discussão teológica, social e religiosa uma breve contribuição em forma de materiais coletados na rede.  

Origem

Janus - O deus do ano novo, na mitologia romana
O ano novo é uma festa celebrada quase que no mundo inteiro. As pessoas celebram esta passagem de ano crendo em melhoras para o próximo ano que está chegando. E muitas religiões fazem cultos especiais para esta passagem com o intuito de alcançar um ano de prosperidade.

A celebração do ano novo teve inicio em Babilônia, 2 mil anos a.C. ao celebrarem a transição de um ano baseando-se na colheita, e isto derivou a ideia de um renovo ou um novo ciclo. Este período em nosso calendário atual seria equivalente a 23 de Março ou por volta desta data.

Esta celebração durava vários dias, e eram feitas várias promessas, tais como, mais apego à família, fidelidade às deidades, etc.

Além dessa origem pagã babilônica ainda há mais por trás desta celebração.

Roma

O líder romano Julio Cesar, em 46 a.C, implantou o que hoje conhecemos como “Calendário Juliano”. O calendário Juliano foi derivado do calendário romano, e os meses receberam nomes conforme a sua seqüência. Porém, mais tarde alguns meses receberam nomes de lideres políticos ou religiosos que contribuíram com o império romano ou com a construção do calendário.

O mês de Ianuarius/Janeiro originalmente para o 11º mês, mas deixou de ser o 11º mês e passou a ser o primeiro. Ianuarius, em latim, deriva do nome Janus. 

Janus era um deidade romana de duas faces viradas em sentidos opostos. Suas faces representavam sentidos opostos, como vida e morte, paz e guerra, começo e fim, etc.

Janus era conhecido como o deus da transição ou deus das portas (referência a entrada e saída). Suas faces também simbolizavam o passado e o futuro, e este era o deus do início, das decisões e das escolhas.

Não a toa, Janeiro passou a ser o primeiro mês, já que Janeiro vem do nome da deidade que representa o início.

FONTE: yeshuamelekh.com.br

Nenhum comentário: