SE VOCÊ PARTIR PRIMEIRO...

 Sermão ministrado pelo Pastor João Soares Fonseca na PIB RJ

*Conclusão* (do sermão _Abraão, a solidão do ninho vazio_, pregado na PIBRJ, em 27/01/2019, Manhã)

Aos 127 anos, Sara morreu.

Abraão agora viverá a solidão do ninho vazio.

Deve ser muito triste quando um dos cônjuges parte e o outro fica.

Há alguns anos ouvi, num programa de rádio, um poema inserido num sermão pregado na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, pelo Reverendo Amantino Adorno Vassão.

Como gostei muito do poema, escrevi ao Reverendo Amantino, pedindo-lhe cópia. Ele foi muito gentil em me enviar o poema.

O poema é de A. K. Rowswell e foi traduzido pelo Rev. Amantino, que acrescentou, de lavra sua, a última estrofe.

Creio que Abraão não teria dificuldade nenhuma em assinar esse poema:

SE VOCÊ PARTIR PRIMEIRO...

Se você partir primeiro, e eu ficar,

percorrendo, solitário(a), a nossa estrada,

viverei, amor, no Jardim das Lembranças,

a felicidade da nossa jornada.

Na primavera, terei as rubras rosas;

no quente verão, as brancas margaridas;

no outono, ao cair das folhas amarelas,

lembrarei a doce união das nossas vidas.

Se você partir primeiro, e eu ficar

para a batalha a ser, ainda enfrentada,

cada coisa que você, ao passar, tocou

será para mim por demais sagrada.

Ouvirei sua voz, reverei seu sorriso,

na perspectiva amena da lembrança,

embora, às cegas, caminhe tateando,

amparado na firmeza da esperança.

Se você partir primeiro, e eu ficar

para encerrar nossa tarefa comum,

nenhuma sombra obscurecerá:

A tarefa dos dois será feita por um.

Nós gozamos tamanha felicidade

e sorvemos nossa taça de alegria!

Tal recordação é dádiva de Deus

que a morte nunca, jamais, apagaria!

(...) 

Se você partir primeiro, e eu ficar,

relembrando nossos momentos de amor,

com redobrada fé e mais dedicação,

por ambos servirei ao fiel Senhor.

Permanecerei na fé que professamos,

e quando, enfim, o Pai do céu me chamar,

a terra deixarei e partirei cantando

a gozar a bênção do celeste lar.


Nenhum comentário: